fbpx

Skip links

5 Dicas para quem irá iniciar na academia

Compartilhe

Sempre bate aquela dúvida em quem vai iniciar na academia sobre qual a melhor maneira de começar e com o que deve se preocupar.

Inicio de ano e aquela vontade mudar de vida se torna ainda mais forte, mas você não consegue adaptar uma rotina de exercícios no seu dia a dia não apenas por falta de tempo, mas por não saber por onde ou como começar.

Por isso separamos 5 dicas para você não se perder e ficar preparado para realizar o seu melhor treino!

1# Comece pelo básico

É só você abrir alguma rede social que logo encontrará alguém mostrando algum (ou vários!) exercícios mirabolantes. Alguns podem serem piores e até mesmo prejudiciais para que não tem prática ou já prática a algum tempo.

O mais importante quando você começar a treinar é ter paciência e entender que os movimentos básicos, aqueles são mais comuns, tem um efeito muito melhor. O mais importante é você aprender a executar de maneira correta logo no início da sua jornada.

Exercícios como o agachamento, supino e flexões de braço, puxadas e remadas, se realizados com qualidade, te propiciarão melhores resultados e com certeza mais segurança na hora de começar.

É fundamental ao começar, que você tenha paciência e saiba que os movimentos tradicionais tem um efeito muito melhor. Comece aprendendo os movimentos básicos da musculação, como o agachamento, puxadas e remadas, supino e levantamento terra. Aprendendo estes movimentos com alta qualidade, você com certeza terá melhores resultados e mais segurança em seu treino.

Conforme for evoluindo, o profissional que te auxilará irá variando devidamente e aumentando cada vez mais a dificuldade do seus treinos.

2# Planejar é preciso

Para ter resultados, sejam eles qual forrem, o mais importante é planejamento!

E isso começa com a organização do seu dia a dia para que você possa se adequar na sua nova rotina. Por isso, se organizar é fundamental para que o exercício não te atrapalhe e você queira parar por algum motivo. Na verdade, o exercício deve vir sempre para te ajudar a melhorar, e não ser um empecilho.

O seu treino e a sua alimentação também devem serem planejados de acordo com suas necessidades. Para isso, é fundamental contar com o apoio de profissionais para ajudar você.

Busque referências e conheça sobre os profissionais que você escolherá, pois isso é fundamental para ter sucesso nos seus objetivos.

3# Atenção ao treino

Aumentar as cargas sem o devido preparo, pular ou mudar a ordem dos exercícios são algumas atitudes que podem comprometer seus resultados e até mesmo aumentar o risco de lesões.

Lembre-se: seu treino foi planejado de acordo com suas necessidades.

Alterá-lo sem consultar o profissional que elaborou, irá comprometer os seus objetivos e até mesmo lhe expor a riscos.

Por isso fique sempre ligado no que foi planejado para você.

4# Não adianta copiar

Cada pessoa tem suas características pessoais e precisa de algo específico para si. O chamado principio da Individualidade Biológica. Então, não adianta copiar os treinos do seu amigo ou daquela blogueira que você viu na internet, pois eles podem não serem adequados paro seu momento ou a sua realidade.

Use as outras pessoas apenas para te inspirar a seguir e não se tornar iguais a elas. Cada pessoa tem suas características singulares, e você realizar um treino que foi feito para outra pessoa, não te deixará igual a ela.

5# Acompanhamento profissional sempre

Essa é a dica mais importante de todas. Sempre faça os seus treinos com acompanhamento profissional. Tanto para a parte de exercícios, como de alimentação.

Querer fazer tudo por conta própria é um grande erro. Isso porque, cada corpo funciona de uma maneira diferente e somente profissionais competentes serão capazes de decidirem o que é melhor para você.

Caso contrário, você corre o risco de acabar prejudicando o seu corpo ao invés de ter bons resultados.

 

Se quiser ficar por dentro de mais informações, só se cadastrar aqui embaixo:



Return to top of page