fbpx

Skip links

6 Dicas Fundamentais Para Evitar Lesões Nos Exercícios Físicos

Compartilhe

É muito comum a preocupação com a velocidade com que os resultados virão, mas é preciso se preparar e tomar alguns cuidados para evitar lesões durante a prática de Exercícios Físicos.

É muito importante entender que cada corpo responde de uma maneira diferente a cada estímulo, é o que nós chamamos de principio de individualidade biológica. Mas existem algumas considerações gerais que podem serem seguidas por todos.

Para isso, separamos 6 dicas fundamentais para ajudar você a manter a integridade do corpo em dia e não ter que interromper o seu treino por algum motivo:

1. Escute o seu corpo

O seu corpo sempre envia mensagens para vocês sobre o que está acontece. Então qualquer sinal de dor ou desconforto que não seja comum ao exercício, a melhor solução é interrompe-lo.

Caso a dor persista, o mais recomendado é procurar a opinião de um profissional para que seja avaliado e não se agrave.Imagem relacionada

Lembre-se, muito antes de se machucar o seu corpo dará sinais que algo não está indo bem. Ficar atento é a melhor saída.

2. Fique atento ao que você come

Treinar corretamente é só metade do processo. Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para garantir nutrientes necessários para que seu corpo se reestruture durante o treinamento.

É fundamental ter um aporte adequado de carboidratos, gorduras e, principalmente, proteína. Presente em alimentos como ovos, derivados de leite, carne e grãos, a proteína é responsável por reconstituir as estruturas dos músculos, ligamentos, tendões, cartilagens, pele e articulações.

Por isso, uma alimentação com um aporte proteico adequado te ajuda a evitar lesões e aumentar o rendimento no treino.

Imagem relacionada

3. Preste atenção onde você pisa!

Um detalhe que pouca gente presta atenção mas que é fundamental: escolher o calçado apropriado para sua modalidade. Existem tipos e modelos dos mais variados, com preços e marcas para todos os gostos.

Cada modalidade pede um tipo de calçado, atividades como corrida necessitam de um calçado que dê estabilidade e conforto térmico nos pés. Para musculação, o mais recomendado são tênis que deem segurança e mantém a base dos pés firmes, fuja de tênis como muito amortecimento. Modalidades mais dinâmicas como crossfit, possuem modelos desenvolvidos especificamente para modalidade, e no geral, servem bem para musculação também.

Escolher bem o seu calçado garante uma maior eficiência na hora de treinar

Ter um calçado adequado garante que sua postura se mantenha firme e ajuda no posicionamento correto durante a realização do exercício. Por isso, escolher bem o seu tênis é fundamental para treinar com segurança. Fazer um teste de pisada é um ótimo caminho para ajudar você a escolher o melhor calçado.

4. Descanso é fundamentalResultado de imagem para descanso exercicio

Apesar de parecer boba esta dica, muita gente esquece que o corpo precisa descansar. Apesar de algumas pessoas terem uma necessidade psicológica, treinar todos os dias pode ser prejudicial para o seu corpo. Por isso o fundamental é sempre buscar o equilíbrio.

Para isso, é fundamental ter um profissional te acompanhando e realizando a prescrição de um treino adequado para você, pois, equilibrar estímulo/recuperação é o que lhe garante ter resultados mais rápidos, e o mais importante, com segurança.

5. Beba água

Nosso corpo é composto por 70% de líquidos, então fica claro que: beber água é essencial.

Muita gente negligencia esta parte, por falta de tempo, por esquecer, etc… As desculpas são das mais variadas, mas a questão é: manter-se hidratado garante que seu corpo mantenha disponíveis nutrientes circulando na corrente sanguínea além de ser fundamental na recuperação durante o exercício, fazendo a reposição de eletrólitos e sais minerais indispensáveis para o bom funcionamento do organismo durante o exercício.

6. Mantenha o núcleo do seu corpo forte

Pra finalizar, está é uma dica super importante.

Fazer exercícios de fortalecimento e estabilização são fundamentais pois, os exercícios tradicionais nem sempre estimulam de uma maneira mais completa a chamada musculatura profunda. Por isso, é fundamental trabalhar este tipo de exercício para garantir uma boa funcionalidade de toda a musculatura do seu corpo.

Além disso, alongar-se constantemente e realizar exercícios com a amplitude correta, são fundamentais para garantir uma boa flexibilidade nas articulações. O que somado ao condicionamento dos músculos profundos, garante um ótimo fortalecimento de toda estrutura corporal.

 

Se quiser ficar por dentro de mais informações, só se cadastrar aqui embaixo:



Return to top of page