fbpx

Skip links

O Exercício Físico Como Coadjuvante no Tratamento das Doenças da Mente

Compartilhe

Um aliado eficaz quando se trata do apoio a quadros de desvios psicológicos

Pode não parecer nenhuma novidade que os exercícios físicos ajudam no tratamento à depressão ou em quadros de ansiedade excessiva, mas uma pesquisa realizada recentemente na Universidade Federal de Uberlândia constatou que exercícios físicos realizados de forma sistematizada e regular, podem auxiliar ou até mesmo fazer parte do tratamento de doenças de cunho psicológico.

A depressão é atualmente a quarta causa de incapacidade no mundo e deverá ser a segunda até 2020, segundo a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em um estudo da OMS, com apoio de patrocinadores e pesquisadores de 18 países, divulgado no ano passado, o Brasil apresentou a maior prevalência de casos graves da doença: 10,4% da população investigada. (Fonte: site Brasil Telemedicina)

Os exercícios físicos provocam alterações hormonais que trazem sensações de bem estar. Além disso, cada atividade pode oferecer um beneficio diferente. Por exemplo, a musculação pode permitir também uma maior interação social de indivíduos que sofrem de depressão.

Há relatos de pacientes que diminuiriam e até mesmo retiraram o uso de medicamentos com o auxílio de atividades físicas.

É importante dizer que somente o exercício pode não ser o suficiente para substituir o uso da medicação e principalmente a necessidade de assistência profissional mas, praticar atividades físicas pode diminuir consideravelmente os sintomas. Portanto, da próxima vez que estiver triste ou com sentimento de solidão, tente fazer uma caminhada, por exemplo.

Um substância chamada Endorfina

Após realizarmos uma atividade física, nosso corpo libera uma grande quantidade de endorfina. Esse neurotransmissor tem a capacidade de promover sensação de bem-estar, alívio e disposição para o organismo.

Isso acontece porque a endorfina atua em uma parte do cérebro responsável por controlar a dor, a sensação de conforto, bem estar e bom humor, podendo até mesmo inibir o estresse e aliviar tensões.

A dica é escolher uma atividade ou um esporte que você goste de fazer. Você pode praticar dança, corrida ou musculação e fazer disso uma parte de sua rotina.

Persistir é o Melhor Caminho!

Por mais desafiador que possa parecer, se você sofre de depressão ou até mesmo ansiedade, sempre existirá um caminho para que você possa superar.

Os resultados nem sempre aparecem rapidamente. Mesmo que o exercício físico sozinho não seja uma cura, ele fará você se sentir melhor, então vale a pena. A prática poderá elevar o seu estado de espírito e te fornecer uma motivação a mais para lutar contra o transtorno.

Lidar com estes transtornos não é nada fácil e se você sofre de algum transtorno mental, sabe o quão realmente é difícil conviver com isto. E embora não seja uma cura, o exercício pode ser um poderoso aliado nesta “batalha”.


Se quiser ficar por dentro de mais informações, só se cadastrar aqui embaixo:



Return to top of page