fbpx

Skip links

Frequência de treinos: qual a ideal para alcançar resultados?

Compartilhe

Uma dúvida muito comum entre os praticantes de musculação é sobre a frequência de treinos que é necessário realizar por semana para alcançar os resultados almejados.

Há quem defenda que seja fundamental treinar todos os dias, mas existem outras considerações diferentes importantes. O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM, 2018) alega que se exercitar de 2 a 3 vezes por semana é o suficiente para termos resultados para a nossa saúde.

O fato é: não existe uma fórmula ideal que sirva para todos!

Essas recomendações são sim importantes para nos ajudar a entender a maioria da população. Mas acontece que um determinado tipo ou quantidade de treinos por semana pode ser que não seja adequado para todos.

Por isso, é fundamental que seja realizada uma avaliação física individual e uma prescrição  adequada para cada indivíduo.

Recomendações básicas

No geral, iniciantes ou pessoas com baixo nível de condicionamento físico já obtém respostas significativas com uma frequência de treinos reduzida. Algo em torno de 2 a 3 sessões semanais.

Já praticantes intermediários obtêm um bom resultado treinando mais vezes por semana. Afinal, pode existir uma maior variação e fracionamento dos treinos.

Em casos de praticantes mais treinados, o corpo pode suportar períodos de treinamentos mais longos e com mais sessões semanais. Existem casos de pessoas que treinam todos os dias e ainda assim conseguem ter uma recuperação adequada.

Mas nem sempre treinar com maior frequência é fator decisivo para se obter bons resultados. Hoje em dia já dispomos de muitos estudos afirmando que treinos mais curtos com a intensidade mais alta trazem resultados iguais ou até mesmo superiores.

Quando menos é mais!

Em estudos mais recentes, treinos aeróbios mais curtos e com intensidades maiores mostraram-se mais efetivos do que os tradicionais treinos de média/longa duração. Isso acontece devido ao fato de induzirem um maior gasto calórico após a sua realização.

Em suma, treinos mais curtos têm se mostrado mais interessantes para quem tem dificuldades de conciliar uma rotina de exercícios com os afazeres do dia a dia. Para estas pessoas, treinos curtos e de alta intensidade são uma grande vantagem. Afinal permitem obter bons resultados dedicando menos tempo.

Além de discutir qual programa de exercício é melhor, é fundamental que seja prescrito na quantidade adequada para você. Para isso, é de suma importância o auxilio de um profissional de educação física.

Descanso: um fator decisivo!

Outro aspecto importantíssimo para se obter resultados expressivos e com segurança é o tempo que você dedica para seu organismo descansar entre uma sessão e outra de treino.

Independente da sua frequência de treinos, é fundamental dedicar um ou dois dias para recuperação completa. Isso para que seus músculos, articulações e também o de seu Sistema Nervoso Central se recuperem adequadamente.

Por isso, é imprescindível o acompanhamento de profissionais capacitados para elaboração do seu programa de treinamento. E principalmente: para que seja efetivo, seguro e para que gere resultados duradouros.

Agora que você já conhece qual a frequência de treinos ideal para você. Quer ficar por dentro de mais assuntos como este? cadastre o seu e-mail aqui:

Return to top of page